Videogames têm papel importante na educação

por

Publicada mais uma tentativa de incorporação de videogames como ferramentas educacional, agora publicada pela Thompson Reuters em dezembro do ano passado. “Vamos a Matéria!”

Tentando acompanhar o sistema de desenvolvimento de absorção tecnológica das crianças de hoje, cientistas e educadores uniram forças para o desenvolvimento de novas experiências criativas para sala de aula. Surge então um trio de novos jogos para tornar temas como a cultura mundial, biologia molecular e exploração espacial mais acessível e divertido para estas jovens mentes.

Ver Videogames têm papel importante na educação

De acordo com o “Kids and Gaming 2009” o relatório do NPD Group, entre todas as crianças do EUA de 2-17 anos, 82%, ou seja, 55,7 milhões são atualmente jogadores. Assim como as crianças abraçam os jogos de música como “Guitar Hero 5” e “The Beattles: Rock Band” e jogos esportivos como “Madden NFL 10” e “FIFA 10”, educadores e pesquisadores estão esperando jogos como “Immune Attack”, “Discover Babylon” e “Astronaut: Moon, Mars & Beyond“.

A Federação de Cientistas Americanos (FAS) e o desenvolvedor de jogos Escape Hatch Entertainment criaram “Immune Attack” para mergulhar alunos a partir da 7ª série no mundo microscópio das proteínas do sistema imunológico e células, cujo objetivo é salvar um paciente que sofre de uma infecção bacteriana onde durante o jogo, os jogadores adquirem compreensão da biologia celular e molecular daImmune Attackciência, ou seja, os alunos estão pegando muito mais do que apenas um vocabulário. Os alunos estão aprendendo espontaneamente como funciona o mundo celular, incluindo conceitos complexos como as funções de monócitos e as interações moleculares entre os complementos dos fatores humanos e proteínas da superfície bacteriana.

“Aproximadamente 10 por cento do aprendizado da vida acontece no formal (K-12) estabelecimento de ensino. Se os jogos são disputados durante várias horas por semana em média, eles podem ter um resultado significativo na aprendizagem em ambientes formais e informais”, diz Tad Raudman, instrutor da University Preparatory School in Redding na California.

Discover Babylon é um jogo educativo que as contribuições dos diversos recursos da Mesopotâmia, por escrito, matemática, literatura e direito. O é um projecto conjunto da Federação de Cientistas Americanos Learning Technologies Project, UCLA Cuneiform Digital Library Initiative, Escape Hatch Entertainment, e os Walters Art Museum. Localizado no Iraque, que agora é moderno, a Mesopotâmia foi o berço da língua escrita, as primeiras cidades, o conceito de círculo de 360 ° e as 24 horas do dia, para não mencionar as primeiras leis conhecidas e literatura, mas suas contribuições não são bem conhecido por muitos americanos. Orientadas para as idades de 8 –14.

Ver Discover Babylon

Discover Babylon irá utilizar estratégias sofisticadas de videogames e ambientes realistas digitais para envolver o aluno em desafios e mistérios que só pode ser resolvido através do desenvolvimento de uma compreensão da sociedade mesopotâmica, práticas de negócios e comércio.

Em 18 de Janeiro de 2009 um desenvolvedor de Serious Games ARA/Virtual Heroes lançou a versão release do jogo “Moonbase Alpha” gratuito para download, que foi concebido com engenheiros da NASA e astronautas. Moonbase Alpha é o antecessor de Astronaut: Moon, Mars & Beyond”, que possue previsão de lançamento para 2010.

Ver Astronaut

A NASA Learning Technologies (LT)  apoia o desenvolvimento de projetos que fornecem conteúdo a NASA através de aplicações inovadoras de tecnologias para melhorar a educação nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Pesquisa e desenvolvimento estão no cerne da missão da LT. LT visa melhorar a educação formal e informal em áreas-tronco com o objetivo de aumentar o número de alunos nesses campos de estudo e está actualmente a investigar o desenvolvimento de uma base da NASA em  Massively Multiplayer Online (MMO).

Jerry Heneghan O jogo será uma plataforma de imersão, permitindo vários  módulos curriculares para os professores a incorporar o jogo em aprender sobre ciência, tecnologia, engenharia e matemática, tanto para a sala de aula e em casa.

Jerry Hennegam, fundador e CEO da ARA / Virtual Heroes

Para saber mais sobre Astronaut: Moon, Mars & Beyound

Para fazer o download do Discover Babylon

Para fazer o download do Immune Attack

Para ver a matéria original CLIQUE AQUI

About these ads

Tags: ,

2 Respostas to “Videogames têm papel importante na educação”

  1. Wendell Costa Says:

    Serious games? Será mesmo que é uma área de pouco proveito para investimentos? Onde até mesmo a própria NASA tem gastado tempo para desenvolver produtos capazes de atender a demanda existente na área de educação.

  2. Vanessa Says:

    Bom..vcs tão de parabéns..ta tudo muito interessante..legal mesmo!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: