Vídeo Game pode ensinar crianças?

by

Opa! Vídeo Game ensinando crianças!? Pois é, quase tudo que aprendi em Inglês foi jogando Chrono Trigger, Final Fantasy e Super Mario RPG no Super Nintendo, equanto minha mãe me mandava estudar. Para comprovar isso, alguns estudos recentes nos EUA têm nos trazido boas respostas para essa indagante pergunta, é possível um Vídeo Game ensinar crianças?

Em uma escola de Nova York, alunos da sexta série são chamados para fazer uma lição meio que diferente, um jogo de vídeo-game. Os alunos iriam observar como os personagens de LittleBigPlanet (Playstation 3), game que permite a personalização completa dos personagens e dos cenários, os quais se constituem em um mundo totalmente interativo passando por obstáculos e resolvendo quebra-cabeças que requerem trabalho em equipe. O jogo está sendo usado para introduzi-los a física newtoniana, e como parte do seu percurso escolar, as crianças serão obrigadas a construir dispositivos semelhantes.

Esta foi uma aula inaugural do Quest to Learn (Q2L), a primeira escola do EUA construída sobre uma abordagem inovadora de aprendizado baseada em jogos, diferente das demais escolas americanas que usam computadores e jogos, esta é a primeira a ter um currículo focado em vídeo game. Os alunos são guiados por professores para estudar e explorar temas através de atividades de interpretação e questões interativas, ao invés de livros e palestras, trabalhando juntos em missões, resolvendo enigmas e desafios em equipes.

LittleBigPlanet

Katie Salen, diretora-executiva do Q2L de design, considera esta abordagem necessária para reduzir a taxa de abandono em meio a esta sociedade digital, onde em Nova York uma taxa de 39% dos alunos abandonam a escola sem ganhar diploma.

Em Setembro de 2009, um respeitado professor de Biologia da Universidade de Harvard, Edward O. Wilson, causou rebuliço quando afirmou que os jogos são o futuro da educação, dizia ele que os alunos com ajuda de instrutores poderiam visitar florestas tropicais, uma tundra e até mesmo florestas jurássicas, visão semelhante ao pessoal do Q2L. Os instrutores não são recrutados para ajudar a jogar, mas sim pela disponibilidade para repensar a educação. “Os alunos vivem agora a jogar e estão imersos em tecnologia”, diz o professor Ginger Stevens. “Faz sentido a torneira para que o entusiasmo. Em vez de forçar um antigo modelo de educação sobre eles, nós estamos olhando para onde os alunos são provenientes da construção de um programa em torno disso.”

A mãe de Beauchamp, Lesli, relata que a escola tem se beneficiado dele de forma mais significativa. Beauchamp, que tem sido diagnosticado com transtorno de déficit de atenção, teve alguma dificuldade em escolas anteriores. Agora ele está mais empenhado no seu trabalho escolar do que nunca. “É um grande jogo para ele. Ele realmente está entusiasmado com o aprendizado,” diz a mãe.

Porém, há quem discorde,”eu não sou hostil à idéia de crianças aprendendo com a tecnologia, mas não há pensamento muito profundo por trás da campanha publicitária sobre o jogo,” diz Gary Stager, um especialista em tecnologia educativa na Universidade Pepperdine. O interessante é que os alunos da sexta série de hoje são totalmente diferente dos de gerações passadas. Estes jovens conheceram um mundo de interatividade imediata de vídeo games e internet. Quando perguntado para uma estudante Q2L, Liam Smith, qual a sua parte favorita da escola? – “Eu gosto de fazer coisas em vez de apenas aprender sobre isso.” Os demais alunos parecem concordar, na aula de matemática quando o professor desenvolve um tapete quadriculado no chão, a empolgação é notória. Um diz: “Olha, é como TETRIS!”, outro diz: ”Olha, é como CONNECT FOUR!”.“Estas são boas observações”, diz o professor, “mas este foi um jogo que eu fiz.”. Então quando ele pede os voluntários, uma coisa surpreendente acontece, todo mundo levanta a mão.

Como os jogos são utilizados nas escolas?

Olhe aqui como os professores estão envolvendo seus alunos.

  • Mother of Mercy High School, Westwood, Ohio

Os alunos estão aprendendo sobre temas como a ética nos negócios para o meio ambiente, jogando Spill! Um jogo em que as equipes de trabalho para limpar um derramamento de óleo em uma cidade simulada. Este jogo também foi usado em 500 outras escolas do EUA.

  • Oak Grove Elementary School, Paragould, Arkansas

Além de utilizar equipamentos de ginástica padrão de classe, as crianças suam com os jogos de vídeo Dance Dance Revolution e ATV Off Road Fury 2.

Dance Dance Revolution

  • Southwest High School, Jacksonville, N.C.

Através de um programa K-calledProject Nect, os alunos recebem smartphones equipados com jogos de matemática e conjuntos de problemas para ajudar a melhorar os resultados dos testes.

Para ler o artigo completo acesse www.parade.com

Para maiores informações sobre o Q2L acesse www.q2l.org

Tags: , ,

5 Respostas to “Vídeo Game pode ensinar crianças?”

  1. Elizabett Says:

    “Gostei do artigo ..principalmente pq nãome cansou..xD i é bem verdade sem dúvida o videogame estimula o aprendizado e desenvolve o raciocínio rápido e lógico..tenho exemplos disso em casa..Gostei do projeto tem tudo pra dá certo..Boa sorte😀 “

  2. Juliana Says:

    O artigo e o site estão massa, parabéns pela iniciativa… vou indicá-lo…

    Quanto a matéria, achei interessante e acredito que não só o video game, mas outras mídias como tv, internet entre outros, quando bem utilizados, podem surtir efeitos positivos na educação das crianças… blz?!

    Boa sorte e continuem sendo empreendedores em relação as suas idéias!!!

  3. Video game pode ensinar crianças? | Nuss... E agora?!? Says:

    […] sobre isso que fala o artigo homônimo no Console Acadêmico. Ele mostra um estudo de caso americano onde uma escola tem toda sua didática baseada em […]

  4. Maurílio [TK2000] Says:

    Parabéns pessoal, tenho acompanhado os posts aqui no blog e este foi um dos melhores até o momento, a cada post vcs estão melhorando a qualidade, parabéns e continuem assim!

    Abraço,

  5. gustavo Says:

    eu quero me escreve para escola de console ja e agoraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: