Alguns jogos de vídeo game podem promover maior disposição para ajudar o próximo

by

Mais uma pesquisa realizada sobre o comportamento de “gamers” em meio a sociedade, só que desta vez traz algo diferente. Publicada na edição de Junho de 2009 da Personality and Social Psychology Bulletin, de co-autoria de um consórcio de pesquisadores dos EUA, Japão, Singapura e Malásia. O artigo nos traz resultados de três estudos diferentes, em diferentes países, diferentes faixas etárias e abordagens científicas diferentes. Cujo objetivo é descobrir que jogando jogos pró-social faz como que os jogadores sejam mais úteis para os outros depois do fim do jogo.

Douglas A. Gentile, Ph.D. Home“Dezenas de estudos documentaram uma relação entre  jogos violentos e comportamento agressivo, mas este é um dos primeiros que documentou os efeitos positivos dos jogos pró-social”,

Douglas Gentile, autor e condutor da pesquisa, psicólogo da Universidade Estadual do Iowa

“Esses estudos mostram o mesmo tipo de impacto em três  diferentes faixas etárias a partir de três culturas muito diferentes, além disso, os estudos utilizam diferentes abordagens analíticas-correlacionais, longitudinais e experimentais. A triangulação resultante de provas fornece a prova mais forte possível que os resultados são válidos e generalizáveis” disse Brad Bushman, da Universidade de Michigan, co-autor do relatório.

  • Relação entre hábitos e comportamentos

Kids Playing Video Games Este foi o primeiro dos estudos, realizado em Singapura com 727 estudantes do ensino secundário e com idade média de 13 anos. Estudantes listaram seus jogos favoritos e classificaram como os personagens do jogo ajudam, machucam ou matam outros personagens. Eles então responderam perguntas sobre como eles possivelmente gastariam tempo e dinheiro ajudando pessoas em necessidades, para cooperar com outros e compartilhar os seus pertences, e reagir agressivamente em várias situações. Como em numerosos outros estudos, os pesquisadores encontraram uma forte correlação entre jogos violentos e que machucam pessoas, mas também encontraram fortes correlações entre jogos pró-sociais e de ajudar os outros.

  • Ligação de longo prazo entre hábitos de vídeo game

O segundo estudo analisou cerca de 2,000 crianças japonesas entre 10 e 16 anos de idade. Os participantes preencheram um questionário sobre a exposição aos jogos pró-social, e avaliado quantas vezes eles tinham ajudado outras pessoas no último mês. Três a quatro meses depois, eles foram examinados novamente, e os investigadores encontraram uma relação significativa entra a exposição dos jogos e os meses úteis posteriores.

Brad J. Bushman, Ph.D. Home“Isto sugere que há uma espiral ascendente dos jogos e  comportamento pró-social útil, em contraste com a espiral descendente que ocorre com os jogos de vídeo violentos e comportamento agressivo”

Brad Bushman, pesquisador do Instituto de Pesquisas Sociais (ISR).

  • Experimento entre estudantes

O terceiro e último estudo, os pesquisadores realizaram um experimento com 161 estudantes universitários dos EUA, com idade média de 19 anos. Depois de jogar alguns jogos de diferentes tipos (pró-sociais, violentos e neutros), os participantes foram convidados a atribuir enigmas de vários níveis para o parceiro selecionado aleatoriamente. Aqueles que jogaram um jogo pró-social foram consideravelmente mais útil do que outros, atribuindo enigmas fáceis para seus parceiros, já os que jogaram jogos violentos foram significativamente mais propensos a atribuir o mais difícil dos quebra-cabeças.

Em resumo os vídeos games têm sim fortes influências no comportamento das pessoas, “em conjunto, estes resultados deixam claro que jogar vídeo game não é em si bom ou mau para as crianças”, disse Bushman. “O tipo de conteúdo do jogo tem um impacto maior do que a quantidade total de tempo gasto a jogar.”

Para ver a síntese do artigo acesse: http://www.ns.umich.edu/

Para ver o artigo completo em PDF : CLICK AQUI

Tags: , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: