Pesquisas comprovam que vídeo games fazem bem à saúde

by

Várias pesquisas já serviram para comprovar que alguns vídeo games podem fazer bem ao usuário de diferentes formas. Em questão de saúde, destacaremos cinco características que podem ser beneficiadas pelo constante uso dessa tecnologia.

• Cérebro

Pesquisadores da Mind Research Network, em Albuquerque (EUA), realizaram testes com garotas adolescentes que jogaram Tetris durante meia hora diária no decorrer de três meses. O estudo revelou um desenvolvimento no córtex cerebral das jogadoras mais espesso que naquelas que não jogaram. Os cientistas acreditam que as áreas que se desenvolveram são as que estão ligadas à coordenação de movimentos, informações visuais, táteis e auditivas.

• Coordenação Motora

Um estudo realizado na Universidade de Iowa (EUA) descobriu que jogar três horas semanais de vídeo games ajuda médicos a cometerem menos erros em procedimentos cirurgicos. Os médicos que jogavam também conseguiam realizar tarefas mais rápidos que seus colegas que não jogavam. Como consequência desse estudo, um video game foi disponibilizado para treinamento e ‘aquecimento’ antes de entrarem na sala de cirurgia.

• Equilíbrio

Pesquisadores da Universidade de Ottawa, no Canadá, testaram o Nintendo Wii em pacientes com Parkinson. Após seis semanas de treinamento diário com 30 minutos de Wii Fit e 15 minutos de Wii Sports, os participantes do estudo melhoraram significativamente o equilíbrio. Os pesquisadores dizem que treinamentos deste tipo podem ajudar a diminuir o declínio das funções corporais em pacientes com este problema.

• Físico

Jogos como “Dance Dance Revolution” e “In The Groove” faziam com que todos se levantasem do sofá para poderem jogar sobre os tapetes apropriados para a dança. Agora, o Wii Fit permite que os jogadores realizem várias atividades físicas, como surf, boxe e danças sem nem sair de casa. Algumas academias dos EUA já integraram os vídeo games para as atividades físicas.

• Visão

Jogos de tiro em primeira pessoa podem ajudar a aguçar a visão e até mesmo curar a ambilopia, conhecida como “olho preguiçoso”, quando a visão de um olho é pior que a do outro. O tratamento é muitas vezes feito com o uso de um tapa-olho. Porém, pesquisadores da Universidade de Nottingham, na Inglaterra, descobriram que uma hora de vídeo game pode melhorar a visão tanto quanto 400 horas do uso de tapa-olhos. Outro estudo, realizado na Universidade de Rochester (EUA), descobriu que tais jogos melhoram a visão ao aumentar a capacidade do cérebro de prestar atenção em vários eventos ao mesmo tempo.

Matéria original de Claire Barthelemy pela CNN.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: