Games dão lição… às escolas!

by

Hi, dear readers!

Depois de seis longos dias, estamos mais uma vez aqui trazendo uma nova matéria, mostrando mais uma vez a duvidosa eficácia dos jogos eletrônicos em meio à educação. No entanto, o cunho desta é apresentar uma nova perspectiva dos games, apresentar uma nova forma de utilizar esta ‘ferramenta’, cuja qual dizem especialistas poder auxiliar o desenvolvimento de novas estratégias de educação, pelas quais poderiam educar as crianças de formas mais eficazes.

Um dos primeiros estudiosos a analisar o potencial educativo dos videogames, James Paul Gee, afirma que os videogames podem aperfeiçoar o aprendizado de várias maneiras, por exemplo:

· Sistema Educacional Convencional – Ao ensinar uma matéria, os professores fornecem uma gama de informações e só depois permite ao aluno experimentar ele mesmo as noções básicas do tema.

· Jogos Eletrônicos – Os jogos só fornecem informações quando necessário, permitindo assim que o usuário desempenhe várias tarefas e supere alguns desafios e adversidades e só assim no decorrer do game novas informações são disponibilizadas.James Paul Gee

“ Jogos levam usuário a desempenhar várias tarefas e superar um número de desafios e adversidades “

Catedrático em estudos literários da faculdade de educação da Universidade do Arizona, nos EUA

Outro ponto positivo é que são desafios que podem serem vencidos, constituídos de um estado motivador para os seres humanos, denominada de “estado fluir”, onde Gee diz que os mesmos provêm um ambiente que ele chama de “agradavelmente frustante”.

Atualmente muitos desenvolvedores de jogos encorajam os jogadores a modificarem seus produtos através de uma prática chamada “modding”, incentivando assim os jogadores a desenvolverem outros níveis ou cenários. Sendo assim se alguém tiver que desenvolver um jogo ou parte do mesmo, ele terá uma compreensão completa desse por intermédio de seu próprio sistema de regras. Já se algum outro quiser modificar um jogo já em funcionamento, ele terá que obter um conhecimento profundo das regras.

Gee lembra que avaliar é algo confuso na educação atual, que geralmente se dá por meios de testes padronizados. Porém no games aprendizagem e avaliação caminham lado a lado, onde se você não aprender bem algum movimento necessário, dificilmente você avançará no mesmo e até mesmo em alguns games possuem sistemas próprio de avaliação como os ‘Ranks’, que retorna para o jogador as informações sobre o seu desempenho, incentivando a melhorar para desbloquear novos níveis. Gee acrescenta que a integrar avaliação e aprendizagem é menos caro do que apoiar uma indústria de provas escolares em separado.

Essa idéia de que educadores podem aprender com a indústria de jogos está se popularizando cada vez mais. Por exemplo, em novembro de 2009, o presidente americano, Barack Obama, anunciou uma campanha para melhorar ciência, tecnologia, engenharia e educação matemática nos EUA. Como parte da campanha, a Fundação MacArthur e várias empresas de tecnologia lançaram uma competição para desenvolver jogos para o ensino de ciências e matemática.

Para ler o texto original acessem: www.oglobo.globo.com

Espero que tenham gostado… Estarei de volta na próxima semana! Até mais…

Tags: , , , ,

2 Respostas to “Games dão lição… às escolas!”

  1. suenia rafaela Says:

    Muito boa a postagem. Assunto super atual e com cara de pesquisa profunda…Para começar a pensar eu afirmo que é muito mais fácil aprender a jogar do que aprender a resolver uma equação.

  2. Jéssica Garrido Says:

    Interessante o post. Até pq jogando se aprende mais rápido. hehehe
    Nos mostra que além de divertiidos, os jogos podem ser muito uteis, inclusive na educação.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: