Aprendizagem através de video games: duvida?????

by

Opaaaaaaa!!

Estreando minha participação aqui no Console, mas sem muita demora vamos direto ao assunto. Resolvi então começar meu ciclo de postagens escrevendo sobre videogames e aprendizagem. Espero que mesmo sendo minha primeira postagem, esta possa ser de utilidade para todos os ilustres leitores.

Bem, que os games estão presentes na vida de uma gama muito grande de pessoas isso não é nenhuma novidade, desde a criação dos primeiros jogos, esse tipo de mídia vem atraindo um legião de verdadeiros apaixonados. Quantas, e quantas vezes, nós não estávamos lá a jogar e nossos pais chegavam com algo como “menino vai estudar, fazer alguma coisa que preste ao invés de está jogando, perdendo tempo”? Se isso só aconteceu comigo, fui uma baita de um azarado, mas posso ter certeza absoluta que não se restringe apenas a mim essa situação vivida outrora. É bem verdade que esse tipo de mentalidade ainda é evidenciada nos dias de hoje, o que faz com que inúmeros pesquisadores ao redor do mundo se propusessem à analisar os principais aspectos que permeiam os videogames.

Exibir jogando

Segundo uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, com 10,6 horas por semana em média, os da faixa etária entre 12 e 14 anos são os que dedicam o maior tempo ao jogo eletrônico. Ai nós começamos a nos indagar, “nossa os videogames realmente atraem as pessoas”, mas ai fica a pergunta será que algo tão atrativo pelas suas vastas características, leia-se, ludicidade, entretenimento, desafio, dentre tantas e tantas outras, será que não poderíamos aproveitar esses fatos e usá-los como elemento de apoio para o aprendizado?

Conforme constatam diversos especialistas, entre os quais Angela McFarlane da Universidade de Bristol (Inglaterra) em relatório intitulado “Report on the educational use of games”,

angelamcfarlane

os chamados “jogos de computador” propiciam um fórum no qual o aprendizado surge como resultado de tarefas estimuladas pelo conteúdo do jogo, o conhecimento é desenvolvido através do conteúdo do jogo, e as habilidades são desenvolvidas como resultado do ato de jogar. Como explorar todo o potencial do videogame na melhoria do ensino e do aprendizado tem sido um contraponto um tanto positivo à visão mais mundana de que os jogos eletrônicos pouco ou nada têm a acrescentar no quesito educação.

Atualmente, uma grande quantidade de jogos tidos como educacionais, que são jogos que explicitamente tem um cunho educacional envolvido, têm surgido potencializando ainda mais a aprendizagem através dos jogos. Em matéria recente no New York Times (“Educational Video Games Mix Cool With Purpose”, 01/11/09), Stefanie Olsen relata que é cada vez maior o número de crianças americanas que estão jogando videogames educacionais como parte de seu currículo escolar, seja em programas extra-escola ou na internet a partir de casa.

Exibir jogando 2

Com efeito, é cada vez maior a cooperação entre educadores e projetistas de videogames.  Segundo a NASA, os ambientes sintéticos imersivos persistentes na forma de jogos online multijogadores massivos (MMO) e mundo virtual social estão de fato chamando a atenção como ambientes educacionais e de treinamento. Os MMO’s permitem que os jogadores desenvolvam e exercitem um conjunto de habilidades sofisticadas tais como pensamento estratégico, análise interpretativa, resolução de problemas, formulação e execução de planos, formação de equipes e colaboração, e adaptação à mudança rápida.

Pois é galerinha, podemos dizer que sem sombra de dúvidas o poder dos videogames como ferramentas educacionais está rapidamente ganhando reconhecimento.

Um excelente início de semana à todos e até o nosso próximo post.

Para acessar o artigo completo clique aqui.

Tags: , ,

2 Respostas to “Aprendizagem através de video games: duvida?????”

  1. Douglas Says:

    É verdade. Por que não tornar o processo de ensino uma coisa prazerosa?
    E isso é possível através dos jogos eletrônicos, que são tão amados principalmente pelas crianças.

    Ótimo post Valderí. E não era só sua mãe que brigava com vc quando estava no video game não, hehehehehe

    • Valderí Medeiros Says:

      vlw doug pelo comentário…o primeiro da “história do Brasil”…kkkkkkkkkk…e que bom que o feedback foi positivo. E que bom também que não só era minha mãe que brigava comigo quando estava jogando video game, já pensou se isso virasse trauma???kkkkkk abraço e até a próxima

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: