Videogames invadem aulas de Educação Física – Parte 2

by

Hi dear readers!

Sem “enrolation”, darei continuidade a série cuja qual comecei semana passada, onde mostrarei como o videogame está sendo utilizado nas aulas de Educação Física, as experiências realizadas e os resultados obtidos. Na 1ª parte eu mostrei uma experiência realizada por um professor de São Paulo, utilizando um game e a sua criatividade, adaptando-o para utilização em suas aulas práticas. Neste post, eu irei mostrar como uma escola dos Estados Unidos passou a utilizar o vídeogame durante suas aulas práticas em um curso intensivo.EFApesar da fama que possui os Estados Unidos pela capacidade técnica de seus atletas, as crianças norte-americanas têm para si a Educação Física como uma aula chata e incômoda. Sabendo disso o colégio Northfleet Technology College, selecionou crianças com sobrepeso ou que não gostam de esportes para um curso intensivo de esportes via Wii que dura seis semanas. Porém como “nem tudo são flores”, um especialista em educação disse que tal prática era para “favorecer aos caprichos daqueles que são preguiçosos”.

A escola comprou 4 consoles e selecionou alunos com idade entre 11 e 14 para jogar, isso se eles estiverem descontentes com as aulas normais. Os alunos só poderão jogar se prometerem assistir parte das aulas normais sem o videogame. O instrutor de Educação Física Aaron Brown de 27 anos, disse que os videogames são ótimos para estimularem os alunos insatisfeitos com as aulas, voltarem a desfrutar dos exercícios. E também alguns alunos não podem realizar todas as atividades por possuírem algum tipo de deficiência. No entanto Aaron afirma ter ficado feliz ao ver os alunos gozando de um novo exercício. Ele diz também que alguns jogos são muito exigentes.

EF2

O Fit Plus Nintendo Wii é o primeiro jogo a ser aprovado pelo Departamento de Saúde da campanha Change 4Life, porém Nick Seaton do Campaing for Real Education (um grupo de pressão), disse: “Isso tem pouca disciplina. […] Nada melhor do que esportes competitivos para alongamento. […] Alguns alunos podem não gostar de fazê-lo, mas as vezes todos nós temos que fazer coisas que não gostamos.”

Ver Change4Life

Em Outubro de 2009, o Wii Fit Plus tornou-se o primeiro jogo de computador para ser oficialmente aprovado pelo Ministério da Saúde. Ele ganhou a permissão de usar o NHS Change4Life do logotipo da campanha de fitness na sua publicidade. Um estudo realizado no início deste ano constatou que os jovens jogando no Nintendo Wiis queimou quatro vezes mais calorias do que aqueles que jogavam videogames sentado. Um porta-voz do Departamento para Crianças, Escolas e Famílias, disse que “era um lugar” para os exercícios inovadores, mas que não devem substituir os esportes tradicionais.

Até Semana que vem pessoal! Com o último post da série Videogame invadem aulas de Educação Física.

Para ver a matéria original acesse http://www.dailymail.co.uk/

Tags: , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: