TV Digital, Games e Educação

by

Howdy !!!

Eu tenho que voltar a ter post’s regulares aqui no CA. Sinceramente, isso tá me icomodando pra caramba. E creio que voltarei à normalidade essa semana.

Vamos ao tema de hoje, TV Digital.

Creio que todo mundo já ouviu falar desse tema, mas graças a uma divulgação errônea da imprensa, muita gente não tem noção do que realmente seja, e das possibilidades dessa nova plataforma digital.

Qual a diferença entre o sinal da TV digital e o sinal da TV “analógica”?

Diferente do que uns e outros dizem por aí, o sinal não é digital e sim codificado em “zeros e uns”. Eis o porque de chamarem de TV Digital. O sinal é codificado em bit’s, o que possibilita a recuperação da imagem, caso informações tenham sido perdidas, por parte de softwares atuantes no Set-top-box, ou conversor digital, da TV.

O sinal é transmitido através da mesma onda de rádio, o diferencial está na codifiação do sinal.

A TV “analógica”, contém imagens turvas, fantasmas, chuviscos e afins, por que na maioria das vezes as informações do sinal se perdem, devido a distância entre transmissor e receptor, obstáculos, interferências eletromagnética e etc. Por não possuir uma codificação semelhante a TV Digital, o sinal não pode ser recuperado e quando chega a TV, chega danificado.

Mas se engana se você pensa que as únicas serventias da TVD ( TV Digital) são um som e uma imagem impecável, ou assistir TV pelo celular. As possibilidades são bem maiores. Veja abaixo o vídeo do Olhar Digital para maiores esclarecimentos.

Você já ouviu falar em IPTV ?

IPTV  –  a Televisão por Protocolo de Internet (do inglês Internet Protocol Television). Esta é uma tecnologia de transmissão de sinais televisivos para aparelhos de televisão digitais e outros meios.

Do mesmo modo que o sistema VOIP (Voz sobre IP), o IPTV tem como meio de transporte de seu conteúdo o protocolo de internet, conhecido também como IP (internet protocol).

Esta tecnologia nada mais é do que a junção de um serviço de televisão com a de internet banda larga. Ao invés de receber seu sinal de televisão pela antena ou pelo cabo da sua operadora de TV a cabo, você a recebe via internet.

Por ser um sistema interativo e contar com a participação do cliente, este sistema também proporcionará sistemas de comércio online, além de entretenimento e diversão, aproximando-se ainda mais de uma função que era exclusiva da dupla computador e internet.

Deste modo, você poderá realizar comprar, acessar sites de filmes, vídeos, músicas e apresentações de fotos sem que para isso necessite de um computador. Tudo poderá ser feito através da sua televisão conectada a um serviço de IPTV.

Ou seja, todo o serviço que dispomos hoje na internet, estará a nossa disposição pela TVD.

Segundo o site TELECO, 94% da população brasileira possui televisão em casa; aproximadamente 24% dos brasileiros possuem computador em casa; e pouco mais de 7% da população tem acesso a internet banda larga, (leia-se banda larga, como velocidades a partir de 1mbps. Que é o que é considero internacionalmente a banda larga).

Uma das grandes apostas sobre a TVD é justamente a de inclusão digital. Através dessa nova plataforma, uma maior quantidade de brasileiros terá acesso à internet e os demais recursos por ela oferecidos.

E no que a TVD pode auxiliar na educação?

Veja esse vídeo da TV Escola.

Imaginem o seguinte cenário:

Um indivíduo faz um curso a distância, como o Novo Telecurso, e através da TV Interativa Digital, ele pode responder a questões em tempo real, receber feedbacks, montar uma grade de programação específica para o telecurso que está fazendo, enfim, as possibilidades são imensas e seria necessário bem mais de um post para falar sobre tudo.

E os games ? Onde entram nessa história?

Através da IPTV teremos acesso a uma gama de recursos. Incluindo games online de todos os tipos. Lembrando que o objetivo desse post é falar sobre algumas das possibilidades oferecidas pela TVD aos games e à educação.

OBS.: Eu não estou dizendo que a TVD substituirá os computadores ou algo assim. Eu estou dizendo que pessoas que não possuem um computador ou acesso à internet, num futuro não muito distante terá acesso à internet pela TVD.

Voltando ao assunto, se você pensar um pouco, poderá assimilar a idéia dos Cloud Gamings à TVD. Imagine se você puder ter acesso à bons jogos diretamente pela sua TV.

Eu quero aqui mostrar as possiibilidades que a TVD está trazendo, para que tudo isso se torne real, é pra isso que esse post existe, é necessário despertar o interesse de desenvolvedores para essa nova plataforma de desenvolvimento.

Antes de postar eu fiz uma pesquisa rápida a respeito de: TVD e games.

E para minha surpresa surgiram dois artigos bastante interessantes.

O primeiro  fala a respeito da experiência do projeto de pesquisa “Jogos para TV Digital” que une três instituições educacionais: Serviço Nacional de
Aprendizagem – SENAI; Universidade Salvador – UNIFACS; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA. Buscam desenvolver
um pacote de jogos digitais educacionais e de entretenimento para TV Digital. Trata-se de uma experiência ainda em andamento, mas que já aponta
erros e acertos que compartilhados podem ajudar na produção de jogos eletrônicos para TV Digital.

O segundo discorre sobre a implementação de um jogo educacional denominado SoletrandoTV, que propõe que o telespectador aprendiz se divirta e possa aprender ao mesmo tempo. O aplicativo foi desenvolvido utilizando as linguagens NCL e Lua, sua implementação é feita para ser executado sob o middleware Ginga desenvolvido para o Sistema Brasileiro de TV Digital (TVD).

Eu farei resenhas desses artigos mas não para esse post. Esse é o início de uma nova e promissora série de posts: TV Digital, Games e Educação.

Essa é a primeira parte e espero dispertar novos desenvolvedores para essa nova plantaforma de desenvolvimento.

That’s All Folks!!!

Fim da parte 1.

Tags: , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: