TV Digital, Games e Educação – Parte 2

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Howdy!!!

No post anterior eu comecei uma série de posts sobre TVD (TV Digital Interativa), Games e Educação.

Hoje será apresentado o modo como os pesquisadores implementam os games na educação através da TVDi, e por que essa mídia será uma poderosa aliada da educação no nosso país.

Segundo o IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) atualmente 94% da população brasileira possui aparelhos de tv em casa.

De acordo com os mesmos apenas 1/3 da população possui computadores com acesso a internet em domicílio. Esse número ainda reduz quando paramos para pesquisar a quantidade de brasileiros que possuem internet banda- larga de acordo com os padrões internacionais.

Isso, por que de acordo com os padrões internacionais, apenas as velocidades a partir de 1mbps são consideradas banda-larga.

Ou seja, a Televisão em nosso país é um tipo de mídia extremamente poderosa.

O Governo não tardou em perceber o potencial dessa mídia e ainda em 1996 criou a TV Escola. Voltada a capacitação e atualização de professores da rede pública de ensino e também para veiculação de programação educacional para ser utilizada em sala de aula.

Esse canal exibe 24 horas por dia, documentários, séries, programas de formação continuada que atinge diversos níveis de ensino chegando a 400 mil professores.

Cerca de 21 mil escolas públicas brasileiras, receberam um conjunto composto por uma antena parabólica e um videocassete. Para desta forma poderem gravar os programas e exibi-los em sala de aula ou utilizá-los para uso próprio, enriquecendo seu conhecimento e sua prática pedagógica.

Obs.: Na minha postagem anterior existe um vídeo que mostra justamente as melhorias que a TVDi trouxe para a TVEscola.

Apesar do conceito de TVDi ainda estar em construção, existe um consenso entre os pesquisadores que a TV deixa de ser um meio de comunicação unidirecional, um meio que somente envia a informação ao telespectador para ser um canal de comunicação entre emissor e receptor.

A TVDi permite interatividade pela rede telemática em tempo real, com diversas possibilidades, como  seleção de ângulos de câmera, a navegação e pesquisas por meio de informações hipertextuais, compras on-line, interação entre usuários e diferentes trocas de informações.

O uso da TVDi na educação é conceituada com t-learning, um subconjunto doe-learning, com acesso por meio de uma TV ou dispositivo similar.

Como podemos perceber, a TVDi apresenta a possibilidade de inclusão digital e social, em especial para a população brasileira, em período escolar, por meio da distribuição de conteúdos digitais em grande escala com a possibilidade de interação com professores, o que atualmente não é possível nos projetos que envolvem o uso da TV convencional.

TV Digital Interativa na educação: Um estudo de caso articulando o uso de jogos na educação.

Este post irá apresentar os resultados de uma pesquisa realizada pela Pontificia Universidade Católica de São Paulo, pelos pesquisadores

Maria da Graça M. da Silva, DraJosé Eduardo S. Sadzevicius, Lic.; Natália Simões Mateus, Lic.

O aplicativo desenvolvido é composto de um conteúdo áudio-visual sobre a vida e obra de Oscar Niemeyer com duração de 15 minutos e um conteúdo interativo (jogo de tabuleiro) que pode ser jogado por até cinco participantes ao mesmo tempo.

De acordo com a imagem, o jogador então seleciona um dos avatares possíveis dentro do jogo, (Chico Buarque, André Sussekind, Gilberto Gil, Ferreira Gullar e Paulo Coelho).

Os jogadores fazem então a navegação no ambiente por meio do controle remoto da TV.

Foram criadas cinqüenta questões, com quatro alternativas cada e somente uma correta. Estas questões foram programadas para serem exibidas de maneira randômica, de forma que a ordem de apresentação fosse diferente toda vez que o jogo for acessado. As questões do jogo foram programadas em linguagem XML.

Os jogadores obviamente precisam responder as questões para avançar com o seu avatar pelo tabuleiro. O personagem que chegar no final do percurso primeiro, vence o desafio.

Como vocês podem perceber, o jogo é bastante simples. No entanto os pesquisadores tem uma explicação para isso:

“Por se tratar de um ambiente ainda pouco explorado, a TV Digital tem algumas limitações quanto às possibilidades de criação e programação do jogo interativo, se comparada ao computador.”

Resultados

O jogo Corrida do Conhecimento, desenvolvido para plataforma de TV Digital Interativa, teve sua aplicação aos usuários na sede da empresa RCASoft, parceira do projeto, localizada na cidade de Campinas, no interior do estado de São Paulo.
Para a aplicação do projeto, primeiramente foi exibido um documentário sobre a vida e obra do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer com duração aproximada de 15 minutos.

Enquanto os alunos assistiam ao vídeo, o conteúdo interativo (jogo Corrida do Conhecimento) estava sendo carregado no set top box.

Todos os participantes apresentaram algumas dificuldades com relação aos comandos no controle remoto para interação, principalmente com relação à navegação, dificuldades essas superadas rapidamente na segunda rodada de perguntas.

Além do questionário aplicado, houve um debate entre os participantes após a sessão do jogo, quando os sujeitos relataram que jogar com o controle remoto foi considerado fácil e que, de maneira geral, gostaram do jogo, dos personagens e acharam a interface visualmente agradável (cores, imagens, personagens etc.), mas apontaram a necessidade de alguns ajustes técnicos, tais como a formatação dos textos. Além de apresentarem outras idéias para futuras melhorias no jogo.

Na opnião deste que vos escreve é uma excelente iniciativa. A TVDi para mim é uma nova plataforma de desenvolvimento que precisa ser explorada. Não quero fazer previsões de que ela substituirá o computador, ou que será tão popular quanto.

Quero ressaltar que é uma excelente oportunidade, para quem souber aproveitar, tanto no meio educacional quanto para o entretenimento.

É um grande aliado para inclusão digital, inclusão social, etc. Agora é possível ter acesso a recursos, e a ferramentas que teríamos apenas com um computador.

A TV é definitivamente mais popular que o computador. A TV digital chega em nossas casas a partir de um set top box, de baixo custo (pelo menos um custo menor que um computador). Acesso a Web 2.0, e suas demais ferramentas.

Um mundo novo que deve ser explorado. E qualquer iniciativa semelhante deve ser encorajada, para que outras pessoas tomem a iniciativa e aprimorem o que já foi desenvolvido.

Um bom exemplo de desenvolvimentos recentes para TV Digital Interativa é O Kylo, o Browser projetado para TV, vejam o vídeo abaixo.

Para quem quiser mais informações sobre TV Digital, acessem os sites abaixo:

http://www.lavid.ufpb.br/pd.html

http://www.ginga.org.br/

Pra quem gosta de viajar um pouco, assistam o filme GAMER. Aparentemente, pelo trailer não tem muito a ver com TVDi. No entanto se você assistir verá uma possibilidade de futuro em que TV e Computador são inseparáveis. São praticamente a mesma coisa. Foi o que mais me chamou a atenção no filme. Assistam, vale a pena deslumbrar esse tipo de futuro.

That’s All Folks!!

Espero que tenham gostado.

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