Videogames agora em: Reabilitação Motora

by

Shalom!

Voltando a postar, depois de quase um mês fora do ar! Minhas sinceras desculpas caros leitores… Os outros afazeres decidiram me engolir todos ao mesmo tempo. Mas firme e forte vamos lá!

Mais um ponto para os games na área de GAMETERAPIA! Já estava na hora de dar um descanso ao Nintendo Wii, principal responsável por este novo movimento na medicina. Alguns Engenheiros da Universidade de Rutgers modificaram o sistema do console da Sony, o Playstation 3, para ajudar adolescentes com paralisia cerebral a melhorar suas funções das mãos. Com o sistema customizado, jogos forneceram rotinas de exercícios visando melhorar a velocidade da mão e da amplitude.

Com três participantes em um ensaio piloto, o sistema melhorou as habilidades para realização de várias atividades diárias de uso pessoal e doméstico, onde os pacientes realizaram os exercícios sob a supervisão dos fisioterapeutas e profissionais. Os pesquisadores envolvidos no estudo trabalham em conjunto com os clínicos da Universidade de Indiana para implantação dos sistemas nas casas dos participantes por até 10 meses. Cada sistema se comunica via internet, permitindo assim que os investigadores supervisionem a rotina dos participantes e que possam avaliar a eficácia do sistema.

"Com base na experiência inicial, o sistema capta o interesse de adolescentes com paralisia cerebral e faz com que seja conveniente para eles realizar os exercícios que precisam para alcançar resultados", disse o professor de Engenharia da Computação, Burdea Grigore.

 

Meredith Golomb, neurologista pediátrica da Universidade de Indiana, percebeu que o método foi capaz de mostrar a melhora dos adolescentes e também a evolução significativa das funções da mão, mesmo após tanto tempo de paralisia. Os participantes usaram jogos personalizados desenvolvidos pelos engenheiros, exercitaram o seu lado afetado durante 30 minutos diários, por cinco dias semanais, onde cada jogo foi calibrado para a funcionalidade da mão do adolescente.

Após três meses de terapia, dois dos participantes já conseguiam levantar objetos grandes e pesados, onde apresentaram melhoras significativas em diversas atividades como escovar os dentes e usar uma colher. Logo após 10 meses, um dos participantes foi capaz de abrir uma porta pesada.

Burdea George"Sistemas como esse tem o potencial para a implantação generalizada nos ambulatórios ou nas casas de pessoas que necessitam de serviços de reabilitação para qualquer tipo de limitação. Jogos personalizados bem-concebidos, susceptíveis de prender a atenção dos pacientes e motivá-los a concluir os seus exercícios, ao contrário dos regimes de terapia convencionais, que os pacientes podem achar chato ou tedioso", concluiu Burdea.

Para ver a matéria original acesse: http://www.isaude.net

Valeu pessoal até semana que vem… E só para descontrair mais uma tirinha… fui!

Tags: , ,

2 Respostas to “Videogames agora em: Reabilitação Motora”

  1. Vanessa Portugal Says:

    Me mata uma curiosidade..Entre pesquisas,e desenvolvimentos de projetos usando video game,voltado para esse lado de “gameterapia”,o Brasil ta fazendo alguma coisa..tem algo de destaque aki dentro..? Ou é tudo by..alguma coisa? rs obgg abç

    • Wendell Costa Says:

      Olá Vanessa!
      Fico grato por despertar curiosidade desta maneira.
      Sobre os casos brasileiros existem sim… No link que coloquei no começo do post leva a minha primeira postagem sobre tal assunto. Verificando lá você encontrará os casos no Hospital Vita em Curitiba que foi o pioneiro aqui no Brasil e também o Instituto de Reabilitação Lucy Montoro, em São Paulo que começou no final do ano passado. Ok!? Espero ter ajudado…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: