O Google na sua TV

by

Howdy ?!

Meus queridos leitores, eu nunca pensei que estaria falando sobre isso tão cedo. Mas a Google mais uma vez pensa em revolucionar o mundo como conhecemos. Por mais exagerada que essa frase possa parecer, é a mais pura verdade.

Lembram de um post que eu fiz já faz um tempo sobre TV Digital Interativa, Games e Educação? Se você está lendo agora este post e não leu o post que eu citei clique aqui.

Enfim, eu falei sobre as possibilidades de desenvolvimento, aplicações, etc. O grande problema é que eu imaginava que essa “utopia” não iria se tornar realidade tão cedo. E pra falar a verdade ainda não virou realidade, mas o primeiro passo foi dado nesta quinta-feira, 20/05/2010, com o anúncio da Google Tv.

O que isso significa?


A Google Tv é um software, ou melhor, uma plataforma que “rodará” diretamente em aparelhos de TV, ou através de set-top-boxes compatíveis com essa tecnologia. Por enquanto as empresas que estão juntas com a Google nessa empreitada, e que já anunciaram que desenvolverão aparelhos compatíveis para esse ano ainda, são a Sony e a Logitech. A Intel também está junto, e ficará responsável pelos processadores dos aparelhos.

A Sony desenvolverá aparelhos de TV de alta definição que rodarão o software da Google diretamente no seu hardware. As televisões virão com um processador Atom, da Intel. Estes já são utilizados por nós em alguns Notebooks, Netbooks, Smartphones, etc. E são conhecidos pela boa velocidade, eficiência e economia de energia.

A Logitech, será responsável pelo desenvolvimento de set-top-boxes, que também possuirão os processadores Atom, com conexão HDMI, e que possibilitarão a qualquer pessoa que possua um aparelho de TV, que não seja Sony, tenha acesso a Google TV.

Mas o que a Google TV proporcionará ?

O mais importante é que esse software ficará rodando na sua TV, ou no set-top-box, em paralelo com a programação da TV. Tecnicamente você poderá acessar aplicativos ao mesmo tempo que assiste sua programação favorita. Você poderá ter múltiplas fontes de informação em vários pedaços de tela. Então dá para assistir a uma determinada programação e ver os comentários sobre ela em blogs, twitter, etc.

A Google TV permitirá que você faça tudo que você faz hoje na internet, mas na sua TV. Você poderá navegar, comprar produtos, acessar emails, enfim, exatamente tudo o que você faz na tela do seu computador. A empresa já anunciou que junto com os aparelhos de TV e Set-top-boxes, além dos controles remotos, existirão teclados, mouses (ou algo semelhante que sirva para TV).

Vejam esse vídeo do que seria um mouse desenvolvido para TV.

Outra coisa interessante é que o buscador Google funcionará pela TV também, mas não apenas para conteúdos na internet mas para a programação da sua TV. Como explica o Gizmodo Brasil:

“Quando você ligar qualquer aparelho com Google TV, a sua tela inicial será uma barra de buscas simples. Você escreve o que quer assistir. Isso pode ser um canal de TV, permitindo a você sintonizar nele. Ou pode ser um programa, e a busca apontará para lugares onde você pode encontrar isso – seja por um canal da sua TV a cabo, Netflix ou algum lugar na internet.”

Veja o vídeo promocional da Google TV:

A Google ainda garantiu que as TV’s terão acesso total a app store do Android, ou seja, tudo que você tem no seu celular que possui esse S.O. você terá disponível na sua tela de 42′. Por exemplo, você poderá instalar na sua TV um aplicativo que te informa sobre o tempo na região em que você mora, que poderá ser visto enquanto você assiste a sua programação.

Segundo o Gizmodo Brasil, as possibilidades do que parece ser uma integração sem paralelos entre o que a TV e a internet podem fazer, mas eles demonstraram pelo menos um negócio absolutamente sensacional: selecionar o closed caption junto com o Google Translate – legendando um programa em tempo real. Apenas tente dizer pra gente que isso não é genial. (Nós traduziremos qualquer comentário negativo para uma língua que não entendemos, em tempo real).

Comando de voz ?

Graças às exigências de hardware da Google TV como Bluetooth e Wi-Fi, o smartphone que tiver acesso a Google TV e possuir o sistema operacional Android poderá utilizar o sistema de reconhecimento de voz para controlar sua TV falando. Fora que você poderá checar uma página no seu celular e transmiti-la pela TV.

Outro ponto importante

É óbvio que vários sites parecerão meio horríveis em uma TV de alta definição, e por isso mesmo o Google pede a esses sites que os otimizem para a Google TV.

Será também necessário que browsers sejam remodelados para se adaptarem melhor a nova plataforma. Por serem dois “mundo diferentes” computador e televisão, temos formas de acesso diferentes. No computador você tem mouse e teclado, que funciona perfeitamente para esta realidade. No entanto, utilizar um mouse convencional numa Tv não deve ser algo confortável, ou mesmo um controle remoto. Como provavelmente teremos mouse como o Loop Pointer, precisaremos de browsers adaptados a esta realidade.

E como não é apenas a Google que está vislumbrando o mercado das televisões, temos o Kylo, um browser para televisão desenvolvido pela Hillcrest Labs, a mesma empresa do Loop Pointer.

Vejam as diferenças de um browser para tv de um browser para computador.

E no Brasil ?


Por enquanto a Google está mirando nos EUA, que possuem bons serviços de transmissão de canais pela internet, fora sistema de aluguel de filmes, programação via streaming, etc. Que por sinal são os serviços que a Google TV integra normalmente.

O Brasil não teria acesso a tais serviços pelas restrições de área. Teríamos que ter serviços de qualidade disponíveis dentro do próprio país.

Mesmo assim, caso esse projeto dê certo, pode atrair o interesse das empresas, Sony, Logitech a disponibilizarem seus produtos por aqui, trazendo também serviços para a Google TV.

Eu pagarei pelos serviços?

Segundo o site da revista Info:

“Nenhuma das empresas envolvidas comentou sobre ospreços dos televisores e das set-top boxes. A única certeza é que, uma vez instalado, todo o serviço é gratuito. Para assistir aos conteúdos exclusivos, porém, é bem provável que o usuário tenha que desembolsar algumas moedas.”

Concluindo

Você pode perguntar que relação a pesquisa acadêmica sobre games e educação tem com a Google TV. Eu simplesmente respondo que é uma plataforma totalmente nova. Portanto, um novo mundo a ser explorado. Um mercado que tende a crescer, que existem poucos aplicativos desenvolvidos, etc.

E o melhor de tudo, os softwares envolvidos serão todos “livres”. Ou seja, os desenvolvedores terão acesso ao código da Google TV, além da SDK que a Google liberará em 2011. Com estes recursos em mãos poderemos desenvolver projetos revolucionários que envolvam jogos, educação e o que mais quiserem.

Quem sabe você poderá jogar um MMORPG na sua TV de 42′, com um hometheater nas alturas. Imagine jogando DC Universe, Star Wars – The Old Repuplic, World of Warcraft. Esqueci de comentar que os aparelhos de TV e os set-top-boxes produzidos pela Sony e Logitech respectivamente, contarão com uma placa de vídeo dedicada, além a saída HDMI, ou seja, teremos uma boa capacidade de vídeo para jogos.

Para mais informações:

Gizmodo Brasil:

http://www.gizmodo.com.br/conteudo/o-que-e-google-tv

Info:

http://info.abril.com.br/noticias/tecnologia-pessoal/15-respostas-sobre-a-google-tv-21052010-24.shl

http://info.abril.com.br/noticias/tecnologia-pessoal/google-tv-sera-lancada-ainda-em-2010-20052010-24.shl

Tags: , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: