Estudo revela que Games violentos podem ser inofensivos para a maioria das crianças

by

 

Conforme alguns críticos cientistas, os videogames ajudam a intensificar a agressividade e hostilidade de algumas pessoas, particularmente aqueles que são menos agradáveis, menos consciente e facilmente irritáveis. Mas também podem promover aperfeiçoamento de algumas habilidades e capacidades.

Em Junho deste ano em uma edição especial da revista Review of General Psychology, publicada pela American Psychological Association, onde os pesquisadores observaram os vários outros estudos sobre games, como uma forma de melhorar o visual, outro de melhorar habilidades, outro de efeitos negativos de jogos violentos em algumas pessoas.

Christopher J. Ferguson

Como já foi dito em outros posts nosso e reforçado pelo  PhD. Christopher J. Ferguson, da Texas A & M International University, "Grande parte da atenção à investigação de videogame tem sido negativa, concentrando-se sobre os malefícios potenciais relacionados ao vício, a agressividade e redução do desempenho escolar".

Enfim, um estudo na edição especial mostra que a violência dos videogames aumenta a agressividade de alguns indivíduos dependendo de suas personalidades. Dr. Patrick Markey, da Villanova University, na Pensilvânia, utilizando do modelo mais popular dos traços de personalidade, chamado de modelo Five-Factor, para examinar estes efeitos.

O modelo classifica cinco traços da personalidade: neuroticismo, extroversão, abertura à experiência, amabilidade e conscienciosidade. Essas características são: por exemplo, neuroticismo elevado (facilmente aborrecido, irritado, deprimido,…), baixa conscienciosidade (quebra as regras, não cumpri promessas, age sem pensar,…), pouco agradável (pouca preocupação com outros, frio, indiferente a outros sentimentos,…). Obs.: Lembramos que os cinco nomes podem variar, mas seguem as mesmas características.

Patrick MarkeyEm seguida, Markey criou seu próprio modelo baseado nestas três características que poderia ajudar a prever que crianças poderão sofrer com os efeitos dos jogos violentos. Ele coletou uma amostra de 118 adolescentes e os expôs a jogos violentos e a jogos não violentos e depois verificou os níveis de hostilidade dos avaliados. Os resultados foram que os jogos violentos para os adolescentes que possuíam estas características tenderam a ser mais afetados, enquanto os demais ou foram levemente afetados ou foram afetados negativamente.

Markey concluiu que, estes resultados sugerem que a combinação simultânea desses traços de personalidades é responsável pela geração de uma reação mais forte aos jogos violentos.

Já Ferguson, compara os jogos violentos com manteiga de amendoim, inofensiva para a maioria das crianças, mas prejudiciais para uma pequena minoria de personalidades pré-existentes ou com problemas de saúde mental.

Para ler a matéria em Inglês acesse >> http://www.apa.org/

Para quem quiser ver o artigo completo em PDF (Inglês) >> Click Aqui

Valeu pessoal! Até a próxima!!! =D

Tirinhas 2

Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: