Jogar videogame antes de dormir pode alterar seus sonhos

by

E aê!

Videogames podem alterar seus sonhos, duvida? Pois é o que mostra um novo estudo da Universidade Grant MacEwan do Canadá. Publicado em Maio deste ano na LiveScience. Sonhos e Videogames são realidades alternativas… mas sonhos surgem biologicamente da mente humana, já os games são impulsionados tecnologicamente por computadores, ressaltou Jayne Gackenbach, psicóloga da Universidade Grant MacEwan.

Quando se está em um jogo empolgante, daqueles que se joga quase todo dia, por horas… tentando desvendar os enigmas do game, pensando em estratégias para concluir as missões e por isso você acaba sonhando com o game… Quem nunca sonhou assim? Eu particularmente sonhei com Resident Evil: Code Veronica (DC), poxa… eu sonhei com um segredo do game e depois fui conferir e num é que estava certo, fiquei com medo do caramba… =S

Jayne começou a desenvolver a idéia da pesquisa nos anos 90, quando seu filho jogava videogames antes de dormir e ao longo do tempo aparentava ter sonhos lúcidos (quando se sabe que está sonhando), então ela se focou em estudar estes sonhos. Ela começou a relacionar as duas coisa, comparou “gamers” com “não-gamers” e notou que os “gamers” tinham maior controle sobre os seus sonhos, lembrava de maiores detalhes e sabiam que não era realidade.

Para iniciar sua pesquisa, ela tomou por base dois outros estudos publicados em 2006. O primeiro sugeria que as pessoas que jogam videogames poderiam relatar facilmente os seus sonhos e tinham controle sobre eles, como interferir nos mundos. Já o segundo tentou diminuir as incertezas dos sonhos, onde os participantes relatavam os sonhos da noite anterior, voltado para os “gamers”. Relatado que  os jogadores não tinham tanto controle sobre os sonhos além dos personagens.

Os pesadelos também não estão fora dessa! Jayne também questionou se os videogames afetavam os pesadelos, com base em um teória de simulação de “ameaça” proposta pelo psicólogo finlandês Antti Revonsuo. Revonsuo sugeriu que os sonhos podem mimetizar as situações de ameaça de vida real, exceto no ambiente seguro do mundo dos sonhos. Esses pesadelos ajudaria organismos aprimorar suas habilidades de evasão em um ambiente de proteção e, idealmente, preparar os organismos de uma situação da vida real.

Jayne Gackengach Ph.D Em 2008 ela avaliou 98 pessoas, sendo 35 homens e 63 mulheres, e acabou descobrindo que um cenário de pesadelo assustador pode ser transformado em algo "divertido" para um jogador. Nos sonhos, “o que acontece com os “gamers” é que algo inexplicável acontece… Ele não fogem, não recuam e lutam atrás. Eles são mais agressivos que os normais” explica Jayne. Por estar em um estado mais agressivo os “gamers” parecem não se intimidar com os pesadelos.

Para ler o artigo completo acesse, www.livescience.com

É isso ai pessoal, tenha uma semana maravilhosa, até a próxima! =D

Tags: ,

Uma resposta to “Jogar videogame antes de dormir pode alterar seus sonhos”

  1. Thais Says:

    Excelente texto. Realmente, costumo ter controle de vários atributos em meus sonhos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: