Videogames ajudam deficientes visuais a praticarem exercícios

by

FênixOlá caros leitores!

Há quanto tempo, não? Tivemos vários problemas, uma certa desmotivação para continuar, mas o amor aos games venceu! A equipe Console Acadêmico, pede desculpas a todos pelos problemas… espero poder continuar com este trabalho por muito e muito tempo. Menos melancólia e mão na massa!

A cada dia que se passa me surpreendo ainda mais com a capacidade do Nintendo Wii, este console veio realmente para revolucionar a utilidade dos games e mudar o quadro de preconceito que várias pessoas tinha sobre os videogames.

pesquisadores-testam-videogame-usado-em-estudo-para-aumentar-a-atividade-fisica-para-criancas-deficientes-visuaisPraticamente todo o foco de um game está centralizado na projeção de imagens, mesmo que um jogo não tenha som, o mesmo ainda poderá ser interessante e divertido se tiver um bom gráfico e ótimos níveis de desafio e interatividade com o jogador, mas neste caso, pessoas com deficiência visual estariam excluídos da diversão. Pensando nisto, é que pesquisadores da Universidade de Nevada, Reno – EUA, resolveu colocar todo mundo para se divertir seja ela uma pessoa sã ou não.

“Falta de atividade física é um sério problema de saúde para os indivíduos que são deficientes visuais, pois têm menos oportunidades e incentivos para a realização de atividades físicas que proporcionam as quantidades e tipos de estimulação suficiente para manter a forma adequada e para apoiar um padrão de vida saudável.” http://www.vifit.org/

vitennisBaseado nesta afirmação professores dos departamentos de informática e de engenharia se uniram para desenvolver um projeto que driblasse este problema, apoiando-se de uma interação homem-máquina, desenvolveram jogos com sensores de movimento e exergames de boliche e tênis. O site do projeto disponibiliza três jogos para download por enquanto, entre eles o IV Bowling e o IV Tennis, que são games baseados no famoso Wii Sports, onde o VI Tennis foi avaliado em Nova York com 13 crianças com deficiência visual.

Eelke Folmer“Descobrimos que o nosso jogo envolve as crianças em níveis de consumo de energia ativa que estava alta o suficiente para ser considerada saudável, o que demonstra a viabilidade do uso de videogames como um método de intervenção em saúde", disse Eelke Folmer, líder do projeto.

“Em comparação com a população em geral, os indivíduos com deficiência visual têm ainda menos oportunidades para atividades físicas que proporcionam as quantidades e tipos de estimulação necessária para manter a forma adequada e apoiar um padrão de vida saudável. Folmer e sua equipe estão explorando formas alternativas de interação que permitem que os indivíduos com deficiência visual para jogar jogos de exercício físico e aumentar a sua participação na atividade física.”

Bem pessoal, é isso ai! Logo mais estaremos voltando com gás, espero poder em breve recrutar novos colaboradores. Valeu! Até a próxima! =D

Veja a matéria aqui >> www.physorg.com/

Ou aqui >> http://www.isaude.net/

Tags: , , ,

4 Respostas to “Videogames ajudam deficientes visuais a praticarem exercícios”

  1. albert Says:

    albert…

    excelent post, keep it coming…

  2. thais Says:

    Deficientes e Tecnologia: uma discussão social

    http://www.paulodaportela2003.blogspot.com
    Espero a divulgação e a participação de todos.

    • Wendell Costa Says:

      Olá Thais!
      Que legal o blog de vocês, totalmente exclusivo para PNE’s. Isso é coisa rara!
      É interessante o interesse de vocês em uma área tão necessitada de investimentos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: