Pesquisa revela que 26% dos gamers possuem mais de 50 anos.

by

Shalom!!!

Antes de irmos aos dados reais de pesquisas, começarei mostrando um pouco de como as coisas estavam andando. Em Setembro de 2008 o G1 divulgou uma reportagem interessante, sobre o espaço que os videogames tem conquistado nas famílias. Onde relatou a experiência vivenciada pelo casal Maria Aparecida, 52 anos, e Joaquim Raimundo de Oliveira, 58 anos, que passaram a aderir um novo meio de entretenimento. Depois de conhecerem o Nintendo Wii, trazido por um filho após uma viagem, o console conquistou seu espaço e passou a reunir a família e amigos.

"Já dei um banho no pessoal aqui, mas acho que era sorte de iniciante. No começo, eu jogava melhor", conta Maria Aparecida, que adora fazer strikes virtuais.

A princípio ela reclamou dos movimentos exigidos pelos jogos, "depois que acostumei, parou de doer. E vale a pena, porque todo mundo dá muita risada, se diverte com os jogos". Seu marido até arrisca em jogos de boliche, tênis, golfe e boxe, diz ele que o videogame aproxima a todos e cria um clima de torcida. "Gosto de fazer jogadas de boliche em câmera lenta, algo que a molecada não consegue", provoca o jogador. (Eu quem o diga, participei de um campeonato de PS3 neste fim de semana com o galera, o que não faltaram foi torcida. Muito massa, todo mundo vibrando com um gol ou uma bola na trave.)

ESA

A Entertainment Software Association (ESA), principal organização de games dos EUA: os jogos virtuais não são apenas assunto de adolescentes. Números de 2007 indicam que a média de idade dos jogadores é de 33 anos. Entre os gamers, 28,2% têm menos de 18 anos, 47,6% têm entre 18 e 49 anos e 24,2% têm mais de 50. No grupo dos pais que disputam (ou dividem) o controle com os filhos, a média de idade é de 40 anos.

Apimentando um pouco mais, comparemos com  dados atuais, números divulgados em maio do ano passado pela ESA, revelam outros fatos interessantes. 67% dos lares americanos possuem e jogam em consoles ou PC’s. A idade média entre os gamers subiu para 34 anos. Um dos pontos que mais chamou atenção na pesquisa foi o fato de que 40% de todos os jogadores são mulheres e mulheres com mais de 18 anos de idade são um dos demográficos a crescer mais rápido. Hoje, as mulheres adultas representam uma parcela maior da população de jogadores (33%) do que os rapazes de 17 anos ou mais jovens (20 %).

ESA - Essential Facts 2010

26% dos jogadores são mais de 50 anos de idade, um aumento de nove por cento em relação ao ano de 1999. Esta figura é a certeza de que haverá aumento nos próximos anos, isso com lares e centros de idosos em todo o país agora incorporando os videogames em suas atividades.

76% por cento dos pais acreditam que os controles parentais disponíveis em todos os novos consoles de videogames são úteis. Além disso, 64% dos pais consideram que os jogos são uma parte positiva da vida dos seus filhos.

Videogames com uma família tem o potencial para juntar gerações, proporciona uma experiência de tecnologias digitais para todas as idades, e desenvolve projetos sociais e habilidades tais como troca de turno, tudo em atividade descrita como ‘divertimento’".
                Mary Ulicsak, Martha Wright and Sue Cranmer, Futurelab

Creio eu que esta realidade não demore muito para ser a nossa também aqui no Brasil, com as comprovações cada vez mais frequentes das pesquisas relatando a eficácia da utilização dos videogames e a sociedade cada vez mais maleável a absorção de novas tecnologias. O pior problema até então, são os impostos. =S

Os resultados da pesquisa completa poderá ser baixado AQUI, em pdf e em inglês.

E para concluir, nada como um bom humor… Até a próxima pessoal! =D

Márcia, a neurótica

Tags: , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: