Videogame pode melhorar convívio social

by

What’s up!

É isso mesmo. É o que mostra uma pesquisa realizada em 2008 pelo Instituto Pew, Estados Unidos. Sugerindo que os videogames ajudam a melhorar a vida social dos adolescentes, onde (quase) todo mundo vê os gamers como apenas indivíduos solitários e anti-sociais. Para o levantamento de dados, foram sondados 1,1 mil adolescentes dos E.U.A de todas as camadas sociais, entre 12 e 17 anos, revelando que 99% dos meninos e 94% das meninas jogam algum tipo de Videogame, quer seja console ou PC.

“Para a maioria dos adolescentes, os jogos são uma atividade social e um componente importante de suas experiências sociais”, diz o relatório.

Além de ressaltar as práticas sociais, o estudo também mostra que os videogames não influem negativamente no convívio social, pelo contrário do que pensavam, aqueles que jogam acompanhados de outros amigos são mais propensos a se envolver com as suas comunidades. Segundo Amanda Lenhart, autora do documento, estudos anteriores já haviam sugerido que exercícios similares influenciam diretamente a interação social e o envolvimento com a comunidade.Amanda Lenhart

“As pessoas que jogam diariamente são tão propensas a falar ao telefone, enviar e-mails e passar tempo pessoalmente com os amigos depois da escola quanto aquelas que jogam com menos freqüência.”

De acordo com Lenhart, a maioria dos adolescentes entrevistados afirmou jogar diversos títulos diferentes. “Em termos de conteúdo, os jogos variam: alguns são sobre solucionar enigmas, outros sobre sair e atirar em diferentes alvos, dirigir, correr ou praticar um esporte”, afirma. Segundo ela, o relatório indica que é um erro pensar que os jogos pelo computador ou os videogames são distantes da vida real.

A questão sobre a influência dos jogos de conteúdo mais social no comportamento dos adolescentes com relação à comunidade onde vivem permanece aberta. Apesar de não responder à questão, os pesquisadores responsáveis pelo relatório acreditam que “a interação ocorre dos dois modos”.

Veja a matéria completa em BBCBrasil.com

Até semana que vem! ;D

tirinha

Tags: ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: